Av. Agami, 40 - São Paulo - SP

Tirantes

Tirantes

Saiba mais sobre Tirantes

Em construções, os tirantes são utilizados para aumentar a eficiência em estruturas de contenção principalmente em esforços exercidos pelo solo. Os tirantes são elementos de ancoragem compostos por um ou mais elementos que tem como função o reforço de massa de solo ou de rocha, resistindo a esforços, forças ou tensões de tração, ou torção, aplicáveis a uma região resistente do terreno. Esses elementos permitem transferir esforços de uma superfície por meio de cabos ou mono barras de aços. São três tipos de tirantes existentes: de barra, de fios e de cordoalha.

Os tirantes são capazes de obter elevadas cargas com peças de pequeno porte, além de oferecer uma grande facilidade construtiva. Por este motivo, são usados na ancoragem de cortinas de contenção de concreto armado ou projetado. A extremidade que fica fora do terreno é a cabeça de ancoragem e a extremidade que fica enterrada é conhecida por trecho ancorado e designada por comprimento ou bulbo de ancoragem. O trecho que liga a cabeça ao bulbo é conhecido por trecho livre ou comprimento livre.

O processo de instalação desses tirantes se dá através das seguintes etapas:

1º Perfuração:

Depois de analisado o solo e seu cobrimento, é efetuada a perfuração retilínea de acordo com o diâmetro, comprimento e a inclinação prevista.

2º Instalação dos Tirantes:

O furo é preenchido com calda de cimento ou aglutinante no sentido do fundo para a boca. O tirante pode ser instalado, antes ou depois desse processo, caso seja depois deve ser logo depois da injeção do aglutinante. O processo de Injeção pode ser executado em uma única ou várias etapas, o importante é que o furo seja totalmente preenchido.

3º Protensão:

Os elementos resistentes à tração são então tensionados com a ajuda de equipamentos, de forma que como reação a esse tensionamento eles exercem forças contrárias que auxiliam na sustentação da parede de contensão.

4º Finalização:

Consiste em uma injeção especial na cabeça do tirante para que os espaços vazios sejam totalmente preenchidos para que não haja infiltração nos elementos de tração do tirante.